quarta-feira, 16 de março de 2022

                                                       Caçar de Tirisco

A história de caçar Tirisco em Fartura começou nos anos 50 com Otto Ribeiro que era sobrinho do Cel Marcos Ribeiro, o pai dele se mudou para Maracaí e ele sempre que podia vinha para Fartura para caçar.
Certa vez em Maracaí, perguntaram pra ele, por que ir tão longe pra caçar e ele respondeu que ia caçar em Fartura, porque Fartura era único lugar que tinha Tirisco.
Algum tempo depois estando algumas pessoas de Maracaí em Fartura, perguntaram o que era Tirisco e onde encontrar, a pessoa indagada já sabendo do história contada pelo Otto e querendo se divertir contou que Tirisco era um animal que só existia nas margens do Rio Itararé e que era caçado a noite, e que era preciso levar uma lata e ficar batendo nela com um pedaço de pau e ficar chamando o Tirisco pelo nome.
A brincadeira foi tão inusitada que se espalhou, e praticamente virou uma mania na cidade fazer isso com visitantes desavisados. Apenas mudaram o local da caçada não era mais no Rio Itararé, mas sim locais próximos a cidade, o antigo matadouro era o local mais usado.
Não se sabe quando estas caçadas pararam de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário